Você já pensou em abrir uma loja na internet? Pois saiba que este mercado está em crescimento e pode ser uma ótima oportunidade para expandir ou iniciar seu negócio. Somente no primeiro semestre de 2010, a expectativa do setor de e-commerce é de expansão de 35%.
Mas antes de iniciar suas atividades no mundo virtual, é necessário ter o máximo de informações sobre o funcionamento do e-commerce, as formas de pagamento, custos, logística, entre outras coisas.
“Abrir uma loja na internet não é tão fácil quanto parece. É preciso ter alguns cuidados para que seu negócio tenha um bom retorno”, afirmou o diretor de Marketing do FastCommerce, Eduardo Lima.
Cuidados que o empreendedor deve ter
Segundo Lima, o cuidado maior que se deve ter é em relação ao pagamento. É preciso ter um profissional especialista em análise de riscos, que irá avaliar o pedido que o cliente fez. Desta maneira, evita-se ao máximo prejuízos com as vendas.
Importante também é que o empreendedor aceite diversos meios de pagamento, como depósito bancário, boleto e cartão de crédito. “Não pode limitar. Quanto mais, melhor. Seu cliente pode desistir da compra porque não consegue pagar daquela maneira”, alertou Lima.
Não se esqueça daquele velho ditado: a propaganda é a alma do negócio. A divulgação da loja deve ser feita pela internet. Assim, o seu negócio não ficará esquecido no mundo virtual.
Sobre o design do site, a indicação é que procure um profissional especializado que possa criar da maneira que agrade o lojista e seja funcional para o cliente.
Logística e custo
O tempo de entrega do produto não deve ultrapassar 2 ou 3 dias. Para garantir que este processo seja eficaz, o lojista deve contratar uma empresa de logística. É importante também ter um número de telefone, caso o cliente precise entrar em contato para reclamação e dúvidas.
A principal vantagem do e-commerce é ter custo baixo, pois não é preciso ter um espaço fixo, despesas de aluguel, muitos funcionários, além de não ter horário de funcionamento delimitado. Com esta redução de custos, é possível vender a preços mais baratos.
Por: Equipe InfoMoney
28/12/09 – 08h58
InfoMoney
https://www.evolucaocontabilidade.com.br/abertura_empresa.php