Os bancos credenciados ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) já receberam as cartas circulares sobre a redução dos custos de financiamento para a aquisição e produção de bens de capital no Brasil. Esta medida, anunciada pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no fim de junho, foi regulamentada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) na semana passada.
Os empresários interessados em solicitar estes financiamentos do BNDES já podem fazer os seus pedidos na rede bancária credenciada.
A expectativa do BNDES é que, até o final deste mês, os bancos repassadores de recursos da instituição financeira terão incorporado as novas regras aos seus sistemas informatizados.
Taxa de Juros
A taxa de juros real foi reduzida para 4,5% nas operações de financiamento para compra e produção de bens de capital, como nas linhas Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial), Finem (Financiamento a Empreendimentos), BNDES Automático, Finame Agrícola e leasing, além dos programas Provias e Caminho da Escola.
Esta taxa de juros será fixa e válida até o dia 31 de dezembro deste ano. Com a medida, houve redução de 56% na taxa final média de juros, que atualmente, é de 10,25% ao ano. Vale ressaltar que, para o setor de bens de capital, a linha de crédito do BNDES será de aproximadamente R$ 12 bilhões neste ano.
Segundo informações da Agência Brasil, Coutinho espera que haja um aumento dos pedidos de financiamento no BNDES neste segundo semestre por conta dessas novas medidas de apoio ao setor de bens de capital nacional.
Por: Luana Cristina de Lima Magalhães
14/07/09 – 14h21
InfoMoney