A redução de 10,7% nos juros vale para 20 linhas de crédito concedidas para pessoas físicas e jurídicas. Em menos de dois anos, a CEF já reduziu os juros três vezes. Segundo o vice-presidente de finanças da instituição, Márcio Percival, o objetivo é minimizar os impactos da crise financeira, informa a Agência Brasil.
É importante oferecer um nível de crédito, com taxa de juros menores, para a economia continuar funcionando no mesmo patamar do ano passado. Com isso, o emprego cresce, a produção cresce, o consumo cresce e o investimento se mantém. E assim, a gente consegue minimizar os efeitos da crise”, disse Percival.
Para a pessoa física, a nova taxa vai beneficiar, principalmente, a compra de automóveis, o empréstimo consignado e o Construcard Caixa, que é o financiamento do material de construção. Para as empresas, as maiores reduções são para capital de giro e antecipação de recebíveis.
A taxa de juros de empréstimo consignado, por exemplo, caiu de 2,35% ao mês para 2,07%. Com essa queda, quem contratar um empréstimo de R$ 10 mil, com prazo de pagamento de 60 meses, no final desse período, terá economizado R$ 1.209,60.
Na linha de financiamento Construcard, a redução da taxa é de 1,69% para 1,59%. No entanto, nessa operação a nova taxa só passará a vigorar a partir da próxima segunda-feira (16). As informações sobre outras linhas de crédito da CEF podem ser obtidas nas agências do banco.
PEGN – 09/12/2009