A Apex-Brasil e o Banco do Brasil assinaram um acordo, nesta segunda-feira (3), para cooperação técnica, com o intuito de capacitar micro, pequenas e médias empresas que visem à expansão de mercado ao exterior.
Entre os temas do treinamento, estão as normas do Banco Central e o comportamento do câmbio. Por meio de 30 cursos, a capacitação poderá contribuir para o aumento das exportações de empresas desse porte.
Outra iniciativa prevista no acordo é a oferta de produtos e assessoria financeira a essas empresas, como o financiamento ao comércio exterior.
A meta é aumentar em até 30% o movimento do chamado Balcão de Comércio, sistema que facilita o acesso a mercados em outros países. Em três anos de funcionamento, essa plataforma registrou 6 mil vendas, com um volume total de US$ 28 milhões.
Convênio
Segundo o presidente da Apex-Brasil, Alexandre Teixeira, o objetivo do convênio é possibilitar o aumento da base de exportadores. “Dada a capilaridade do Banco do Brasil, será mais rápido o acesso do pequeno empresário a informações importantes, para que possa decidir sobre a venda de seus produtos internacionalmente”.
Para o vice-presidente de Negócios Internacionais e Atacado, Allan Simões Toledo, é possível aumentar em 30%, até dezembro, o movimento do Balcão do Comércio Exterior com este acordo. A meta é levar os cursos aos cerca de 8 mil empresários associados às 70 entidades setoriais parceiras da Apex-Brasil.
Por fim, Teixeira lembrou que, a partir de agora, as empresas apoiadas poderão aproveitar uma janela de oportunidade que está surgindo para o comércio exterior, com a crise. “Quando o comércio internacional for retomado nas bases anteriores à crise, estaremos bem treinados e preparados”, afirma, ao acrescentar que, até o final do ano, a Apex irá promover 745 eventos de promoção comercial em diferentes países.
Por: Karin Sato
04/08/09 – 13h50
InfoMoney