O Sebrae espera capacitar 100 mil empresários até 2012 por meio do Empretec, seminário da ONU (Organização das Nações Unidas) que desenvolve capacidades em empreendedores com a finalidade de ajudá-los a montar um negócio ou aprimorar os que já têm.
O Empretec é realizado no País desde 1993 e capacitou cerca de 137 mil empreendedores. “O Empretec enfoca atitudes que, como a gestão, também são fundamentais para um empreendedor“, explica a coordenadora nacional do seminário, Carla Virgínia Lima Costa, de acordo com a Agência Sebrae.
Para ela, a iniciativa da instituição é ousada. Para conseguir levar a programação do seminário a 100 mil empresários, em dois anos, o Sebrae deve investir pesado na capacitação das equipes que aplicam a metodologia.
O curso
O Empretec aplica metodologia desenvolvida pela ONU para formar empreendedores. Um dos comportamentos trabalhados ao longo do curso é a capacidade de correr riscos calculados e o comprometimento com a empresa.
Entre os que já participaram do evento, 94% consideram o material do seminário bom ou ótimo e 97% ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso, de acordo com pesquisas feitas pelo próprio Sebrae.
Para participar do seminário, os interessados passam por uma entrevista para depois usufruir da programação. Hoje, o seminário ocorre ao longo de seis dias. Porém, a atividade já teve dez.
Sob a justificativa de que os empresários não podiam ficar muito tempo longe dos negócios, a ONU aprovou a versão reduzida do Empretec, proposta pelo Sebrae. “Com um tempo menor, poderemos atingir mais clientes”, afirma Carla.
Além disso a organização mundial recomendou a versão do Sebrae a outros países e hoje a instituição capacitará até o fim deste ano os instrutores de todas as nações que aplicam o Empretec.
Por: Equipe InfoMoney
29/09/09 – 08h22
InfoMoney
https://www.evolucaocontabilidade.com.br/abertura_empresa.php