A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o BNDES ( Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assinam, nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, um acordo de cooperação técnica, com o objetivo de incrementar as exportações de bens e serviços brasileiros.
A parceria também tem como metas facilitar a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos diretos externos, por meio do intercâmbio de informações e de ações a serem promovidas pelas entidades.
Estarão presentes no evento o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.
O que prevê o acordo
O acordo estipula que o BNDES e a Apex-Brasil devem divulgar, em seus boletins setoriais, informações comerciais e mercadológicas que visem à identificação das empresas mais atuantes em cada setor e de mercados potenciais de interesse.
Caberá à Apex-Brasil divulgar informações sobre as linhas de financiamento à exportação do BNDES em todos os eventos e publicações promovidos pela agência. Da mesma forma, o BNDES se comprometerá a divulgar as atividades promocionais da Apex-Brasil.
Já em feiras e seminários de oportunidades de negócios, as duas instituições deverão participar conjuntamente de atividades de promoção de comércio exterior.
Por: Karin Sato
14/08/09 – 08h35
InfoMoney