90% das pequenas empresas de RN não possuem site

Das 48.000 micro ou pequenas empresas do estado do Rio Grande do Norte, 90% não têm sites, não conhecem os clientes e não realizam processos de pós-venda, de acordo com o consultor Rodrigo Freitas, que presta serviços à Federação do Comércio do Rio Grande do Norte.

Freitas aponta a falsa idéia de que os pequenos empresários têm a respeito da automação comercial. Muitos pensam que automatizar significa pagar mais impostos e que é só serve para empresas grandes. A automação é destinada a empresas de todos os portes e muito importante para as micro e pequenas, disse Freitas ao Correio da Tarde, de Natal e Mossoró.

No interior, o interesse por capacitação é maior, entretanto a carência também é maior, porque eles acreditam que a cultura dos clientes não é desenvolvida o suficiente para justificar o investimento em automação. Até porque eles têm uma capacidade de investimento menor. Na capital, a falta de interesse pela capacitação é outra. A diferença é que, em Natal, os empresários se consideram automatizados sem ser, apenas porque têm um computador na empresa. Na verdade, eles são minimamente informatizados. Alguns nem sites têm, conta.

Segundo ele, os benefícios da automação podem e devem estar presentes em todos os momentos administrativos e financeiros de uma empresa: controle de fornecedores, de estoque, clientes, contas a pagar e a receber, inadimplência, liberação de cheques, ajustes de preços e comissões de vendedores e consulta ao SPC e Serasa. A partir do momento em que se usa um leitor ótico e impressoras de etiquetas código de barras, se consegue agilizar as vendas e diminui a possibilidade de erro das operações, diferente das feitas de forma manual, ressaltou.

PEGN – Notícias – tecnologia

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