Qualificação de Fornecedores

A Qualificação de Fornecedores não é uma tarefa simples, pois os critérios de avaliação e a capacitação técnica e financeira dos proponentes devem ser cuidadosamente considerados.

Um Fornecedor que apresenta os menores preços pode se revelar incapaz de execitar os serviços previstos, seja com relação à qualidade, seja com relação ao prazo. A utilização de vários critérios, como capacitação técnica, referências, preço e capacidade financeira, auxilia o contratante a não considerar apenas o preço final da proposta e a julgar de maneira igualitária todos os preponentes.

Apesar das recomendações, as contratações sempre ficam restritas ao menor preço, e as consequências são sentidas posteriormente pela contratante. Na necessidade de entender aos apertados orçamentos, os gestores acabam contratando dentro do menor valor possível, muitas vezes tendo como premissa a de que qualquer retrabalho ou custo adicional posterior ainda são compensados pela economia na contratação. Futuramente, durante ou após a execução do contrato, começam a aparecer as reclamatórias trabalhistas, os problemas fiscais e os chamados de assistência técnica, que consomem todo o resultado financeiro obtido anteriormente durante a execução do contrato. Pensando nisso a Evolução Contabilidade criou um sistema de Qualificação de Fornecedores, que tem como idéia central, relacionar uma quantidade escolhida de indicadores econômicos-contábeis, que serão inter-relacionados, dando pesos específicos a cada um deles, e ao final, gerar um número ou índice que indique se a empresa está bem ou não, confrontando com uma tabela previamente construída para o posicionamento, este modelo é denominado Qualificação Econômica e Financeira de Fornecedores. Com este método obtem-se uma avaliação geral da empresa, por meio de um único dado, obtido pela ponderação dos indicadores contábeis, previamente estabelecidos, tais como: Produtividade, Liquidez Geral, Liquidez Corrente, Capitalização e Imobilização do Capital Próprio.

Com este sistema de Qualificação de Fornecedores, a Evolução Contabilidade coloca ao alcance dos gestores e empresários, elementos práticos, que poderão ser aplicados sem dificuldades no dia a dia da gestão de contratos e na gestão da terceirização.

O Objetivo principal da Qualificação de Fornecedores é apresentar técnicas simples e eficientes que possam trazer resultados significativos, visando diminuir riscos na tumultuada relação entre Contratante e Terceiros.

 

Home | Empresa | Serviços | Clientes
Cases | Blog | FAQ | Link Úteis | Contato | Trabalhe Conosco

2012 - Evolução Assessoria Contábil - Todos os direitos reservados.

Design: NW Mídia   Marketing Digital   -   Agência de Publicidade   -   Aplicativos Tablets   -   Marketing em Redes Sociais   -   Otimização de Sites